MEIO AMBIENTE
PROBLEMATIZAÇÃO
Como funciona o nosso meio ambiente?
- Como é o lugar onde moramos?
- Quais são os recursos naturais do ambiente?
O Sol
- Por que o Sol é quente?
O solo
- Por que existe o deserto?
A água
- Como se forma a chuva?
O ar
- Por que o tempo está tão quente?
-Como causamos o desequilíbrio ambiental?
- Que mudanças estão ocorrendo no lugar onde vivemos?
- Que problemas existem, no lugar onde vivemos, com essas mudanças?
- Por que estão ocorrendo essas mudanças no lugar onde vivemos?
O que podemos fazer para preservar o meio em que vivemos, a escola, a nossa casa, o lugar onde moramos?
- Como é o lugar onde moramos?
- Quais são os recursos naturais do ambiente?
O Sol
- Por que o Sol é quente?
O solo
- Por que existe o deserto?
A água
- Como se forma a chuva?
O ar
- Por que o tempo está tão quente?
-Como causamos o desequilíbrio ambiental?
- Que mudanças estão ocorrendo no lugar onde vivemos?
- Que problemas existem, no lugar onde vivemos, com essas mudanças?
- Por que estão ocorrendo essas mudanças no lugar onde vivemos?
O que podemos fazer para preservar o meio em que vivemos, a escola, a nossa casa, o lugar onde moramos?
JUSTIFICATIVA
No
momento atual, onde as questões ambientais estão presentes nos noticiários, o
assunto chegou às escolas e abriu a discussão entre os alunos. Diante do quadro
preocupante com o Meio Ambiente, as crianças questionaram situações que eles
estão presenciando no seu dia-a dia como por exemplos: o calorão em São Paulo,
as enchentes que atingiram suas próprias casas, o lixo nas ruas e até mesmo a
escola que ainda continua com sujeiras no chão, com carteiras e paredes
riscadas.
O nosso Projeto Pedagógico teve como ponto de partida um trabalho de levantamento desses questionamentos e curiosidades dos educandos. Partindo dos questionamentos, o tema escolhido e mais abordado foi "Meio ambiente, Qualidade de vida".
O respeito ao meio ambiente vai além do controle dos impactos ambientais. É preciso formar cidadãos conscientes para que ocorra uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão e mudança de conceitos e atitudes.
O nosso Projeto Pedagógico teve como ponto de partida um trabalho de levantamento desses questionamentos e curiosidades dos educandos. Partindo dos questionamentos, o tema escolhido e mais abordado foi "Meio ambiente, Qualidade de vida".
O respeito ao meio ambiente vai além do controle dos impactos ambientais. É preciso formar cidadãos conscientes para que ocorra uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão e mudança de conceitos e atitudes.
OBJETIVO GERAL
Estimular uma conscientização e/ou um
despertar do senso crítico para as questões ambientais. Provocando no educando uma postura atitudinal reflexiva
na preservação do espaço escolar e conseqüentemente dos Recursos Naturais.
OBJETIVO ESPECIFICO
· Resgatar os valores
humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade,
amizade, entre outros..Provocar nos educando uma postura atitudinal reflexiva na preservação do espaço escolar e conseqüentemente dos Recursos Naturais.
Favorecer a participação das crianças nas decisões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural.
Oferecer diferentes oportunidades para que o aluno resolva situações-problemas.
Utilizar e produzir diferentes gêneros textuais.
CONTEÚDOS
Português:
Exploração do vocabulário oral;
Reconstrução do código lingüístico;
Produção, leitura e interpretação de textos e suas
funções;
Textos
instrucionais, informativos, narrativos.
Reescrita coletiva de textos;
Matemática:
Sistema
de Numeração Números e numerais;
Decimal;
Adição e
subtração;
Ciências e Saúde:
Os recursos da natureza: água, solo, Sol, vegetais
e animais.
A poluição do meio ambiente.
A
preservação do meio ambiente.
Artes:
Artes plásticas:
Ø
Desenho;
Ø
Pintura;
Ø
Recortes;
Ø
Colagens;
Ø Dobradura.
METODOLOGIA
Conhecendo o lugar onde vivemos e a poluição
ambiental.
A água
Os animais
As plantas
A preservação do
meio ambiente
RECURSOS
Vídeos,
Musicas tesouras,
cola, revistas,
Lápis de cor,
AVALIAÇÃO
Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o
interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades
propostas e a assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento em relação
ao meio em que vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário