sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto Meio Ambiente - 2011

Professora: Sueli Ferreira Camara

MEIO AMBIENTE

                                                         PROBLEMATIZAÇÃO

  Como funciona o nosso meio ambiente?
- Como é o lugar onde moramos?
- Quais são os recursos naturais do ambiente?
   O Sol
- Por que o Sol é quente?
  O solo
- Por que existe o deserto?
  A água
- Como se forma a chuva?
  O ar
- Por que o tempo está tão quente?

-Como causamos o desequilíbrio ambiental?
- Que mudanças estão ocorrendo no lugar onde vivemos?
- Que problemas existem, no lugar onde vivemos, com essas mudanças?
- Por que estão ocorrendo essas mudanças no lugar onde vivemos?

O que podemos fazer para preservar o meio em que vivemos, a escola, a nossa casa, o lugar onde moramos?
                                                    

   JUSTIFICATIVA


No momento atual, onde as questões ambientais estão presentes nos noticiários, o assunto chegou às escolas e abriu a discussão entre os alunos. Diante do quadro preocupante com o Meio Ambiente, as crianças questionaram situações que eles estão presenciando no seu dia-a dia como por exemplos: o calorão em São Paulo, as enchentes que atingiram suas próprias casas, o lixo nas ruas e até mesmo a escola que ainda continua com sujeiras no chão, com carteiras e paredes riscadas.
O nosso Projeto Pedagógico teve como ponto de partida um trabalho de levantamento desses questionamentos e curiosidades dos educandos. Partindo dos questionamentos, o tema escolhido e mais abordado foi "Meio ambiente, Qualidade de vida".
O respeito ao meio ambiente vai além do controle dos impactos ambientais. É preciso formar cidadãos conscientes para que ocorra uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão e mudança de conceitos e atitudes.

OBJETIVO GERAL

                                 Estimular uma conscientização e/ou um despertar do senso crítico para as questões ambientais. Provocando  no educando uma postura atitudinal reflexiva na preservação do espaço escolar e conseqüentemente dos Recursos Naturais.

OBJETIVO ESPECIFICO
· Resgatar os valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade, amizade, entre outros..
 Provocar nos educando uma postura atitudinal reflexiva na preservação do espaço escolar e conseqüentemente dos Recursos Naturais.
Favorecer a participação das crianças nas decisões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural.
 Oferecer diferentes oportunidades para que o aluno resolva situações-problemas.

 Utilizar e produzir diferentes   gêneros textuais.      

CONTEÚDOS


Português:

Exploração do vocabulário oral;
Reconstrução do código lingüístico;
Produção, leitura e interpretação de textos e suas funções;
Textos instrucionais, informativos, narrativos.
Reescrita coletiva de textos;

Matemática:     
Sistema de Numeração Números e numerais;
Decimal;
Adição e subtração;

Ciências e Saúde:

Os recursos da natureza: água, solo, Sol, vegetais e animais.
A poluição do meio ambiente.
 A preservação do meio ambiente.


Artes:

Artes plásticas:
Ø  Desenho;
Ø  Pintura;
Ø  Recortes;
Ø  Colagens;
Ø  Dobradura.

                                                                      METODOLOGIA 


 Conhecendo o lugar onde vivemos e a poluição ambiental.
 A água
 Os animais
 As plantas
 A preservação do meio ambiente
 

                                                                   RECURSOS
Vídeos,
 Musicas tesouras, cola, revistas,
Lápis de cor,

Produto Final:

Cartazes confeccionados pelos alunos,onde eles demonstraram,o que endentem sobre meio ambiente

                                                                     AVALIAÇÃO

Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos e as mudanças de comportamento em relação ao meio em que vivem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário