Professoras: Roseli e Sueli
Técnica do Nuesp: Josi
ano : 2011
PROBLEMATIZAÇÃO
Neste projeto
abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e
atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. O desperdício é
uma forma irracional de utilização dos recursos, pois muitos deles podem ser
reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original
ou na criação de novas formas de utilização. Além de reciclar e reutilizar é
preciso sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante
relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo, e isso só é
possível se consumirmos menos e de maneira eficiente, sempre racionalizando o
uso de materiais e de produtos em nosso cotidiano.
Todos os seres da natureza dependem do meio
ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônios de toda humanidade.
Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em
sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.
Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e
conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e
reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a
natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a
separação do lixo. Diante deste contexto acreditamos que a escola possui um
papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso critico dos alunos.
Como discorre os PCN’s (2001): O convívio escolar será um fator determinante
para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos
ambientes mais imediatos do aluno relação a elas se dará a partir do próprio
cotidiano da vida escolar do aluno. (p. 50)
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos, para se tornarem
cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade
sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um
e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da
reutilização, reciclagem e redução do lixo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Conceituais:
-
Reconhecer a importância de materiais reutilizáveis;
-
Identificar maneiras de preservar o meio ambiente;
-
Conceituar e demonstrar aos alunos a importância de manter a limpeza e os
benefícios da higienização da escola, a importância da coleta seletiva do lixo
e da reciclagem:
-
Empregar o aprendizado em seu cotidiano;
Procedimentais:
- Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
- Utilizar a leitura como meio de transformação;
- Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;
- Utilizar a leitura como meio de transformação;
-
Interpretar textos através de desenhos e vídeos sobre reciclagem;
-
Confeccionar cartazes e frases sobre o tema proposto;
-
Confeccionar jogos e brinquedos com materiais recicláveis;
-
Confeccionar brinquedos sonoros;
-
Fazer a releitura de obras em materiais recicláveis;
-
Dramatizar a música “Preservar a natureza”;
-
Leitura de imagens;
-
Descrever a paisagem em seu entorno.
- Conviver com a natureza de forma
responsável;
- Respeitar e conscientizar todos a sua volta sobre a
importância da reciclagem para uma melhor qualidade de vida;
- Desenvolver nos estudantes hábitos saudáveis, para
que apliquem não só na escola, como também, para que transmitam esses
conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio que
residem.
METODOLOGIA
- Fazer a ilustração do filme e do que entenderam
sobre ele;
- Releitura de obras;
- Passeio pela escola para observarem a higiene
escolar bem como a separação do lixo;
- Coleta de materiais recicláveis para a confecção de
jogos;
- Oficina de reciclagem;
Disciplinas Envolvidas
CONTEÚDO
Português:
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos e de vídeo sobre reciclagem;
- Confecção de cartazes sobre higiene na escola e reciclagem;
- Estudo de palavras-chave;
- Gramática e ortografia inserida nos textos;
- Produção de frases.
Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metal);
- Classificação dos materiais recicláveis;
- Quantos e quais dias da semana acontecem a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola?
História e Geografia:
- Onde os lixos são despejados?
- O que se ganha com a reciclagem?
Ciências:
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados;
- Conscientização da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue;
- Preservação da higiene na escola e no meio social;
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos e de vídeo sobre reciclagem;
- Confecção de cartazes sobre higiene na escola e reciclagem;
- Estudo de palavras-chave;
- Gramática e ortografia inserida nos textos;
- Produção de frases.
Matemática:
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metal);
- Classificação dos materiais recicláveis;
- Quantos e quais dias da semana acontecem a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola?
História e Geografia:
- Onde os lixos são despejados?
- O que se ganha com a reciclagem?
Ciências:
- O que é lixo na verdade?
- Os perigos dos lixos acumulados;
- Conscientização da higiene do meio escolar
- Alerta sobre a Dengue;
- Preservação da higiene na escola e no meio social;
Artes:
- Brinquedos e jogos com materiais
recicláveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário